- Negócios
- 23.11.2023
- Redação
Rio de Janeiro: uma experiência turística inigualável
O ano de 2023 tem sido marcado pela retomada do protagonismo do Rio de Janeiro no cenário turístico nacional e internacional. Diversos fatores têm contribuído para isso, mas um merece destaque: o trabalho de promoção do Rio de Janeiro como um destino preparado para receber seus visitantes. Por meio de feiras e eventos no mercado doméstico e no exterior, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur RJ) vem fazendo um trabalho de consolidação do estado fluminense como principal destino do País e porta de entrada para turistas estrangeiros.
A ampliação das rotas internacionais e o aumento de voos para o Rio de Janeiro têm um impacto significativo na taxa de ocupação dos hotéis em todo o estado, bem como na geração de empregos diretos e indiretos em diversos setores da economia, resultando na contratação de mais funcionários em áreas como recepção, serviços de limpeza, gestão, cozinha e manutenção.
Além disso, uma pesquisa recente realizada com turistas pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro (IFec RJ) revelou que 66,5% ficaram “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com a segurança, o que ajuda a consolidar a imagem do estado como um destino preparado.
Recorde de ocupação e retorno dos grandes eventos
Desde o fim da pandemia, o Rio de Janeiro registra recordes na ocupação hoteleira. De janeiro a setembro de 2023, o estado já recebeu mais de 855.645 turistas internacionais. A expectativa é alcançar a marca de um milhão até dezembro, se aproximando dos números pré-pandemia (2019).
Com a retomada desse protagonismo no turismo, o Rio de Janeiro volta a se destacar também como sede de grandes eventos em 2023, atraindo uma variedade de atividades culturais, esportivas e de negócios. Abav Expo, Expo Food, Rio Innovation Week, Rio2C, Campeonato Mundial de Surf, Rio Open, Mondial de La Bière e Show do Século com Alok são apenas alguns dos mais de 200 eventos que passaram pelo estado neste ano. Tudo isso culminará no Encontro da Cúpula do G20, no ano que vem, posicionando, afinal, o Rio de Janeiro como epicentro de diferentes encontros de grandeza global e referência para o turismo de negócios, promovendo oportunidades de networking e parcerias comerciais.
Em 2023, houve ainda shows internacionais com algumas das maiores estrelas mundiais da música, como Red Hot Chili Peppers, RBD, Taylor Swift e Paul McCartney. A esse tipo de evento, soma-se o Rock in Rio — cuja última edição foi em 2022 —, que desempenha um papel vital na promoção da imagem internacional do Rio de Janeiro. Esses eventos diversificados ajudam a atrair turistas durante todo o ano, reduzindo a sazonalidade e fortalecendo a marca “Rio de Janeiro” como destino turístico.
Investindo no futuro do Rio de Janeiro
Atualmente, o estado conta com ao menos 3.257 meios de hospedagem, 750 transportadoras turísticas e quase 900 empresas organizadoras de eventos e está mais atraente do que nunca para investidores. Seja na expansão da rede hoteleira, construção de centros de convenções, parques temáticos ou melhoria na infraestrutura, as oportunidades são vastas. O estado está preparado para receber não apenas turistas, mas também investimentos que impulsionarão o crescimento econômico e a sustentabilidade a longo prazo, conforme previsto no Plano Estratégico Turismo RJ +10 Anos, desenvolvido pela Setur RJ. O Rio de Janeiro está de volta ao cenário global, pronto para receber o mundo de braços abertos — como sempre fez.
Acesse o site que reúne informações sobre turismo no Rio de Janeiro e saiba mais